Conceito de Psicomotricidade!
Psicomotricidade na sociedade contemporânea, mais especificamente, enquanto elemento da prática educacional, esta comunicação pretende provocar discussões que abordem esta área do conhecimento que se ocupa de sistematizar saberes sobre o corpo humano e seu movimento, considerando-a mais como fenômeno oriundo das necessidades advindas do modo capitalista de produção, que uma
consequência das teorias do desenvolvimento humano.
A Psicomotricidade visa desenvolver e aprimorar os conceitos relacionados ao enfoque da Globalidade Humana. Busca superar o dualismo cartesiano corpo/mente, enfatizando a importância da comunicação corporal, não apenas pela compreensão da organicidade de suas manifestações, mas essencialmente, pelas relações psicofísicas e sócio emocionais do sujeito. Preza por uma abordagem preventiva, com uma perspectiva qualitativa e, portanto, com ênfase na saúde, não na doença.
| PSICOMOTRICIDADE |
É uma pratica que permite que a criança, ao jovem e ao adulto, a expressão e superação de conflitos relacionais, interferindo de forma clara, preventiva e terapeuticamente, sobre o processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-emocional, na medida em que estão diretamente vinculados a fatores psico afetivos relacionais.
Não se trata de uma psicoterapia que põe em jogo a personalidade do sujeito através da análise de sua problemática inconsciente, mas sim, de uma decodificação de seus comportamentos atuais, evidenciando suas significações simbólicas e as necessidades que expressam.

Nenhum comentário:
Postar um comentário